Tel: (+351) 21 361 9049 | lisnautica@gmail.com
Chamada para a rede fixa nacional
Ao longo da história foram várias as tentativas de sistematizar as unidades de medidas, mas é no século XIX que assistimos à afirmação de dois sistemas sobre todos os restantes: o Sistema Métrico e o imperial inglês.
Mas é no século XX que o sistema métrico assume a liderança, tendo sido adoptado no Reino Unido na segunda metade do século; isolado na não adopção do Sistema Métrico estão os EUA, a Libéria e Myanmar. Contudo, em grande parte por tradição, as designações em medidas imperiais persistem, e no caso dos produtos para barcos são frequentes.
Neste post vamos explicar como ler uma "fita métrica" em polegadas, e desmistificar os 5/8", 3/4" e outras formas de medição utilizadas nas medidas imperais.
As três principais medidas para dimensões mais pequenas são a Jarda (yard), Pé (feet) e Polegadas (inches); e a relação entre elas é muito diferente da progressão decimal que estamos habituados:
A primeira grande diferença é, ao contrário das medidas métricas, que nas medidas imperiais os valores entre os números inteiros das polegadas são indicados por fracções, e os múltiplos não são decimais; há 15 traços verticais, de dimensões diferentes, que correspondem a um de 4 fracionamentos do comprimento total, ao chegar ao 16 traço (ao décimo-sexto dezaseisavo) atingimos a unidade, e o processo reinicia.
O símbolo de polegada são as - " - (12″ é igual a 12 polegadas; 1" 1/2 uma polegada e meia, etc).
Assim, como se lêem as medidas na fita??
Como a imagem mostra, a leitura é feita da direita para esquerda, começando com o número inteiro e contado as barras verticais como indicado anteriormente.
Vamos então ler a fita na imagem seguinte e temos a seta a marcar?
De uma forma geral, é nas tubagens e acessórios que nos cruzamos mais como as medidas imperiais no quotidiano e a bordo.
Na imagem acima é bem visível a indicação de 3/4" no cotovelo; essa indicação informa sobre o diâmetro interno da tubagem. O diâmetro é representado pelo símbolo Ø, pelo que pode também estar marcado com: Ø 3/4".
Contudo, é igualmente comum ver medidas imperiais e métricas combinadas, sobre tudo nas ponteiras; um exemplo recorrente são as ponteiras utilizadas entre as válvulas e as mangueiras, o que resulta em combinações como: 1/2" para 16 mm ou 1" 1/4 para 25 mm.
Por hoje vamos deixar de fora os parafusos em medidas imperiais, que serão alvo de outro post em breve.
EM CASO DE LITÍGIO O CONSUMIDOR PODE RECORRER AO CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE LISBOA (CENTROARBITRAGEMLISBOA.PT). MAIS INFORMAÇÕES EM PORTAL DO CONSUMIDOR WWW.CONSUMIDOR.PT
Todos os direitos reservados | Lisnautica, Lda